terça-feira, 25 de outubro de 2011

Muito detalhe em uma conversa...

Acho que o título diz tudo, mas é aí que está a questão: talvez as pessoas que gostam de dar muitos detalhes, não percebam o quanto isso pode ser uma perda de tempo. Não que os detalhes não sejam importantes, eu mesma gosto muito deles – não me interpretem mal – mas, muitas vezes, eles são dispensáveis.
Quando os detalhes forem importantes, faça todo o possível para expô-los. Porém, às vezes, eles são totalmente desnecessários, especialmente quando não solicitados. Por exemplo, alguém pergunta se você quer visitar um amigo no próximo final de semana e, em vez de apenas dizer:



‘Não posso. Talvez outro dia’, você continua dizendo:


Quando os detalhes forem importantes, faça todo o possível para expô-los. Porém, às vezes, eles são totalmente desnecessários, especialmente quando não solicitados. Por exemplo, alguém pergunta se você quer visitar um amigo no próximo final de semana e, em vez de apenas dizer:
‘Eu gostaria muito de ir, mas estarei muito ocupada este fim de semana. Tenho que acordar cedo para lavar roupa, em seguida vou limpar a casa e fazer o almoço. Depois vou fazer a compra da semana e tentar pôr em dia meu trabalho escolar, pois estou com as lições atrasadas… Minhas notas poderiam ser melhores, mal posso esperar para terminar a escola este ano…’
Agora observe:
  • Você deu um monte de informações desnecessárias
  • Falou muito de si mesma
  • Mudou a conversa para um assunto irrelevante

Estes três motivos já são suficientes para perder a atenção de qualquer ouvinte. Algumas pessoas não entendem porque os outros não gostam de falar com elas, e talvez aqui esteja a razão.
Concentre-se naquilo que é importante dizer. Não dê mais detalhes do que precisa e as pessoas estarão mais interessadas no que você tem para falar.

0 comentários:

Postar um comentário